Surfando no Asfalto

07:19 0 Comments

Bom Dia Galera, hoje é o nosso primeiro post. E todo domingo vamos contar um pouco da história do skate para vocês.

Cansados de esperar por boas ondas e dias não chuvosos, na década de 50, os surfistas californianos resolveram criar uma prancha com rodinhas, é o que nós hoje conhecemos como SKATE. 

Os primeiros skates eram bem simples; eles pegavam rodinhas de patins, de argila ou aço, e colocavam em uma madeira grossa no formato de uma prancha presa através de um eixo. Até então a modalidade ainda era chamada de “sidewalk surfing” (surfe de calçada).
Os primeiros skates da marca Makaha. 

O skate tomou seu espaço na cultura jovem em muito pouco tempo. Adaptando as manobras do surf para o asfalto o esporte cresceu muito, tendo seu auge nos anos 60, quando começou a passar por alterações como a mudança da rodinha de argila pelas de uretano, tornando-o muito mais veloz e estável, e também o início da comercialização dos skates pela marca Makaha. 


Como ainda os skates eram feitos de materiais precários, começou a acontecer muitos acidentes, com isso houve uma diminuição expressiva da prática do esporte no fim dos anos 60, o que fez com que o esporte fosse proibido em muitos estados dos EUA. Neste momento a revista Skateboard, uma das revistas mais influentes no esporte, anunciou que se voltaria aos Biker’s. 


Mas não demorou muito para o skate voltar! Nos anos 70 muitas pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas por conta de um racionamento de água que houve nos EUA e, assim, os skatistas descobriram uma nova modalidade do esporte: o skate vertical, que era praticado dentro das piscinas. Sim!!! Isso mesmo galera, eles andavam de skate dentro das piscinas, inacreditável não?! E, claro, uma ótima ideia.
Já nos anos 80 o skate volta ao seu auge com todo o apoio que ele poderia ter, surgindo diversas pistas, atletas, marcas, etc., fazendo com que o esporte deixasse uma marca na sociedade até os dias de hoje: o skate passou a ser mais do que um esporte, é um estilo de vida.

Na década de 90, o skate explodiu no Brasil. O número de praticantes cresceu vertiginosamente, assim como os eventos, a organização e a exposição na mídia. Em 1999 foi fundada a Confederação Brasileira de Skate em Curitiba, Paraná, e hoje a instituição passou a ter uma sede em São Paulo também. Atualmente o Brasil é considerado a segunda maior potência no skate mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.



 E aii galera, esperamos vocês todos os domingos com mais histórias sobre o skate... Vamos abordar diversos assuntos interessantes, como as tendências, a introdução das meninas no esporte... E por aí vai... 

 Curtiu nosso post? Então vocês podem conferir muito mais na nossa Fan Page. Vocês podem compartilhar suas histórias, imagens, vídeos com a gente e deixar sugestões. É só entrar e dar um like!!



Flw vlw galera e até o próximo post!

Blog de Cultura Jovem

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: