Parkour virtual
Parkour virtual
O Parkour se popularizou muito nos últimos anos aqui no Brasil. E muitos
jogos eletrônicos têm aproveitado a onda do esporte para incluírem movimentos
de Parkour. Mas será que o esporte foi influenciado pelo eletrônico ou as
empresas foram influenciadas pelos traceurs?
Diria que um pouco dos dois. Cada elemento se completou nessa equação.
O Parkour já existe faz algum tempo, com um grande número de praticantes
ao redor do mundo, e aproveitando-se desse fato algumas desenvolvedoras de
jogos decidiram incluir elementos desse mundo em seus jogos.
Assassin's Creed |
Um nome que certamente vem à cabeça de qualquer gamer quando falamos de
Parkour são os jogos da série Assassin’s Creed, da francesa Ubisoft. No mundo
da série, o jogador controla algum membro de uma organização secreta de
assassinos em diferentes pontos da história humana, e para realizar as missões
do jogo, cada personagem consegue escalar casas, árvores, telhados, se
equilibrar em pequenas tábuas de madeira e fazer saltos difíceis. Mas um dos
primeiros jogos a utilizar dessa linguagem de saltos e equilíbrio foi a série
Prince of Persia, também da Ubisoft.
Prince of Persia |
Como o nome já diz, o jogador controla um príncipe da Pérsia, que foi
enganado pelo vizier liberta uma maldição que transforma todos os moradores da Pérsia
em monstros, então o objetivo é consertar este erro durante o jogo. E para isso
o personagem contava com alguns movimentos do Parkour, sendo o principal deles
a wall run, ou corrida pela parede,
que permitia atravessar grandes distâncias entre duas plataformas.
Mario fazendo "Parkour" |
Hoje em dia vários títulos de jogos que utilizam-se do Parkour como um
elemento a mais estão no mercado, Watch Dogs, Titan Fall, Infamous são exemplos
e ouso dizer que o super mario também teve seus momentos.
Mas dentre todos o jogo Mirror’s Edge se destaca. No jogo, você controla
uma traceur em uma cidade futurista e precisa realizar as missões do jogo
sempre utilizando o Parkour como movimentação. Rolamentos, saltos, escaladas,
transições... praticamente todos os movimentos de um traceur real estão no
jogo. E a Eletronic Arts, desenvolvedora do jogo, deixou a experiência ainda
mais atrativa ao criar um jogo em 1ª pessoa, você sente que está realmente
realizando tais movimentos.
Mirror's Edge |
Com a popularidade dos jogos de “Parkour” mais pessoas foram atraídas
para o esporte, mas isso também causou um efeito nocivo. Muitas pessoas tentam
reproduzir aquilo que veem na TV de casa e acabam se machucando. Um dos
movimentos característicos dos jogos Assassin’s Creed, o Salto da Fé, onde o
personagem salta de uma plataforma muito alta em uma carroça de feno, pode
causar sérias lesões se tentado. O mestre Akira do site Le Partanos nos disse:
“Mesmo para alguém treinado como eu, seria impossível saltar daquela altura em
uma carroça de feno e sair andando.”
Salto da Fé do Assassin's Creed.(reparem na carroça) |
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