Parkour virtual

18:31 0 Comments

Parkour virtual

  
O Parkour se popularizou muito nos últimos anos aqui no Brasil. E muitos jogos eletrônicos têm aproveitado a onda do esporte para incluírem movimentos de Parkour. Mas será que o esporte foi influenciado pelo eletrônico ou as empresas foram influenciadas pelos traceurs?
Diria que um pouco dos dois. Cada elemento se completou nessa equação.
O Parkour já existe faz algum tempo, com um grande número de praticantes ao redor do mundo, e aproveitando-se desse fato algumas desenvolvedoras de jogos decidiram incluir elementos desse mundo em seus jogos.
Assassin's Creed
Um nome que certamente vem à cabeça de qualquer gamer quando falamos de Parkour são os jogos da série Assassin’s Creed, da francesa Ubisoft. No mundo da série, o jogador controla algum membro de uma organização secreta de assassinos em diferentes pontos da história humana, e para realizar as missões do jogo, cada personagem consegue escalar casas, árvores, telhados, se equilibrar em pequenas tábuas de madeira e fazer saltos difíceis. Mas um dos primeiros jogos a utilizar dessa linguagem de saltos e equilíbrio foi a série Prince of Persia, também da Ubisoft.
Prince of Persia
Como o nome já diz, o jogador controla um príncipe da Pérsia, que foi enganado pelo vizier liberta uma maldição que transforma todos os moradores da Pérsia em monstros, então o objetivo é consertar este erro durante o jogo. E para isso o personagem contava com alguns movimentos do Parkour, sendo o principal deles a wall run, ou corrida pela parede, que permitia atravessar grandes distâncias entre duas plataformas.
Mario fazendo "Parkour"
Hoje em dia vários títulos de jogos que utilizam-se do Parkour como um elemento a mais estão no mercado, Watch Dogs, Titan Fall, Infamous são exemplos e ouso dizer que o super mario também teve seus momentos.
Mas dentre todos o jogo Mirror’s Edge se destaca. No jogo, você controla uma traceur em uma cidade futurista e precisa realizar as missões do jogo sempre utilizando o Parkour como movimentação. Rolamentos, saltos, escaladas, transições... praticamente todos os movimentos de um traceur real estão no jogo. E a Eletronic Arts, desenvolvedora do jogo, deixou a experiência ainda mais atrativa ao criar um jogo em 1ª pessoa, você sente que está realmente realizando tais movimentos.
Mirror's Edge
Com a popularidade dos jogos de “Parkour” mais pessoas foram atraídas para o esporte, mas isso também causou um efeito nocivo. Muitas pessoas tentam reproduzir aquilo que veem na TV de casa e acabam se machucando. Um dos movimentos característicos dos jogos Assassin’s Creed, o Salto da Fé, onde o personagem salta de uma plataforma muito alta em uma carroça de feno, pode causar sérias lesões se tentado. O mestre Akira do site Le Partanos nos disse: “Mesmo para alguém treinado como eu, seria impossível saltar daquela altura em uma carroça de feno e sair andando.”


Salto da Fé do Assassin's Creed.(reparem na carroça)


Blog de Cultura Jovem

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: