'Raulzito, por aí... por aqui, e em qualquer lugar'

06:50 0 Comments


Passeata Raulseixista
Os jovens malucos belezas estão espalhados por aí, pela cidade, mas sempre dão um jeito de se reunir para reverenciar Raul Seixas. Qualquer lugar é lugar. O importante é Tocar Raul!

Até existe uma passeata que rola anualmente para homenagear Raul em São Paulo. O Maluco Beleza morreu há 25 anos, e os fãs se encontram no centro da cidade todo dia 21 de agosto, data da morte de Raul, não importa o dia da semana em que a data caia. Por incrível que pareça, a passeata é uma idéia inspirada no próprio Raul Seixas, que fez em 1973 a Passeata "Ouro de Tolo", no Rio de Janeiro, ao lado de Paulo Coelho.
A primeira passeata foi realizada ainda com o Raulzito presente, no ano de 1985, no centro de São Paulo. A partir de 1990, tornou-se hábito entre seus fãs prestar essa homenagem. Vale ressaltar que apesar de existir uma lei (Nº 14.373 de 16 de abril de 2007, autoria do então vereador Carlos Giannazi -PSOL) na qual fica instituído ‘O dia para sempre Raulzito’, a ser comemorado anualmente nessa data, e a constar no Calendário Oficial de Eventos do Município, não existe um "organizador da passeata", para ser coerente com a idéia de sociedade alternativa, este é um evento espontâneo, que visa apenas manter o ídolo vivo dentro de cada maluco beleza.
Atualmente os novos e antigos fãs, se organizam pelo Facebook para se reunirem. Não só para essa passeata anual como para outros eventos que rolam durante todo ano, como é o caso do ‘Projeto Backup’ que ano, no passado apresentou a primeira edição do encontro de fãs de Raul, chamada "Convocação Raulseixista", em tributo a Raul Seixas, que aconteceu na zona oeste de São Paulo. E como também, as edições do “Maluco Beleza Fest”, um encontro que acontece durante um final de semana em Curitiba (PR) para fazer um tributo ao Raulzito. Durante os dois dias acontecem exibições de vídeos e confraternizações que visam manter viva a obra de Raul Seixas. Na última edição a música ficou a cargo do grupo ‘Paranoia Banda’. Seu vocalista, Marlos Leandro, acompanha o evento desde a sua 4º edição: “É um orgulho sem tamanho e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade muito grande ser a banda da festa”.Marlos faz questão de ressaltar o caráter de homenagem que os músicos procuram passar com a ‘Paranoia Banda’. “Não somos uma banda cover e sim um Tributo ao Raul. Temos o intuito de divulgar a mensagem do Raul Seixas”, afirma.  
Galeria do Rock - SP

Também há outros cantos por aí onde os fãs se encontram, como a ‘Galeria do Rock’ no centro da cidade de São Paulo. Há algumas sedes de fãs-clubes de Raul Seixas, como a RRC (Raul Rock Club) fundada por Sylvio Passos, localizada em Santana (SP), onde é possível ver arquivos originais do mito, como fotos, anotações, discos, e etc. Trata-se de um fã-clube que tem como objetivo a preservação da memória e divulgação da vida e obra de Raul Seixas.
Discos de Raul a venda na
"Galeria do Rock"
Outra forma de reunir fãs do Raulzito são as homenagens que muitos artistas realizam do mesmo. Um exemplo foi o Rock in Rio 2014, no palco Sunset, onde a banda Detonautas apresentou 13 canções de Raul e contaram com a participação de nomes como Zeca Baleiro e Zélia Duncan, além do apoio da filha caçula do “Maluco Beleza”, a DJ Vivi Seixas. A homenagem reuniu diversos fãs e até mesmo pessoas que estavam na Cidade do Rock para ver outras atrações prendaram suas atenções quando ouviram as músicas de Seixas. A filha do cantor afirma que cantar no Rock in Rio seria um grande sonho para seu pai e para os fãs, e talvez isso explique o sucesso que a apresentação fez. Os Detonautas trouxeram o tributo para São Paulo, realizando shows com músicas do Raul mantendo a originalidade do mesmo.
LP gravado pelo cover de
Raul - Roberto Seixas
Existem diversos covers do nosso Pai do Rock brasileiro, um dos mais conhecidos, que realiza diversos eventos e reúne um grande público de fãs, é Roberto Seixas, nos palcos ele revive os melhores momentos do “Maluco Beleza”. Ele possui até uma autorização em cartório da família de Raul para poder usar o sobrenome Seixas. Com 27 anos de carreiras ele consegue apresentar as músicas de Raul para aqueles que não tiveram a oportunidade de presenciar um show. Está sempre rodeado por um público fiel que tem apenas um objetivo: Continuar mantendo a música de Raul viva.

Seja onde for, numa praça, num bar, numa praia, numa estação de trem, em qualquer lugar, sempre será possível ver uma roda de jovens reunidos, fãs de Raul Seixas, cantando e imortalizando o ídolo!


Curtam nossa página, malucos beleza!!!!





Blog de Cultura Jovem

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: