Querida Roosevelt

03:27 0 Comments

Situada entre a Consolação e a Rua Augusta a Praça Franklin Roosevelt, inaugurada na década 60 em homenagem ao presidente americano, serve como área de lazer a muitos paulistanos, em especial para o público jovem, pois sua vizinhança é repleta de bares e casas noturnas. Vez ou outra aparece um evento divertido e autêntico na praça e, além disso, ao seu redor encontramos alguns teatros.

“Apavora, mas não assusta"  esse é o lema do bloco de carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta, que faz o percurso da Rua Augusta até parar na Praça Roosevelt, onde fica concentrado o evento. Criado em 2010 por proprietários de casas noturnas como Alê Youssef, do Studio SP, e por frequentadores das baladas da Augusta, o bloco reúne músicos, baladeiros, moderninhos e a cada ano atrai mais pessoas. O evento está cada vez mais tradicional e quem já foi aprova e muito!


Festa da Vaca? Exatamente, a festa é feita toda primeira sexta-feira do mês ali mesmo na praça, especificamente na esquina com a Nestor Pestana. Ela é organizada pelo grupo Coletivo Yopará Integração, que promove festas alternativas em locais públicos do centro para a diversão de todos que estejam à procura de algo diferente, são bem simples, mas o riso é garantido. A irreverência de quem participa da festa certamente chama a atenção, fantasias não faltam, como as de vaca por exemplo.


O Parlapatões é um dos teatros que rodeia a Praça Roosevelt, em constante debate sobre a função social do riso, a vocação dos Parlapatões na relação com a cidade vai além do humor de seus espetáculos, sempre contestando o fato de que o humor é apenas comercial e superficial, agregam grupos e dramaturgos ligados a “produzir o riso” e convidam todos a um debate sobre questões culturais da cidade. Mas a casa não traz só peças humorísticas e relacionadas com o grupo, diversos artistas se apresentam na casa diariamente, em suas peças na maioria das vezes abordando temas do cotidiano e do comportamento humano.

No ano de 2000 foi inaugurado na praça o teatro Satyros. O grupo surgiu originalmente em 1989 e desde então seu reconhecimento só aumentou, eles acumulam todos os prêmios mais importantes do teatro brasileiro. Das mais diversas peças que são exibidas no local, um evento em especial chama a atenção: no início da primavera, durante 78 horas, é feita a maratona cultural Satyriana, oferecendo inúmeras atividades para o público. Para quem gosta de teatro, música e dança a casa é um prato cheio!


Entre outras propostas culturais, festivais como o “Existe Amor em SP” que encheu a praça com aproximadamente 8 mil pessoas! A Roosevelt é tão democrática quanto a Rua Augusta, é cultural e ponto de encontro de muitas tribos. Certamente ela é referência para quem curte Skate, pois o calçamento contribui muito para quem pratica esse esporte. Diversão garantida para todos os gostos.

Semana que vem será dia do nosso último post aqui no blog, não perca. Clique aqui e Auguste-se! Até mais.


Blog de Cultura Jovem

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: