A juventude das aparências.

04:49 0 Comments

O jovem tem sempre uma maneira peculiar de se relacionar com diversos temas, nessa idade muitos formam suas personalidades de acordo com o que melhor lhe condiz em determinada época, não é à toa que nessa fase a maioria passa por muitas mudanças, sempre buscando um meio de se encaixar, fazer parte do ambiente social em que vivem. Assim vão surgindo as diversidades, que vão muito além do cabelo, das roupas, modo de falar, lugares que frequenta...

Ao longo do tempo eles foram ficando cada vez mais característicos, muitos movimentos foram surgindo, alguns positivos outros nem tanto. Nos anos 60 o movimento Hippie deu voz a muitos jovens da época, marcado pelo lema “Paz e Amor” o movimento se disseminou para o mundo nos anos 70 e foi ganhando cada vez mais adeptos. Os Hippies se intitulavam como pessoas interessadas em acabar com a guerra, inclusive a que o que seu país vivia, a Guerra do Vietnã. Buscavam levar mensagens que pregassem o amor ao próximo e também o “Amor Livre”, uma prática de atividade sexual bastante libertária.


Caracterizados pelos cabelos de dreads, roupas 
coloridas, práticas nômades, a princípio, à intenção era deixar de lado qualquer tipo de participação no capitalismo, todos “trabalhavam” por todos, vivam da agricultura de subsistência, todas as decisões dentro da comunidade eram tomadas em conjunto, e o comércio entre os moradores era realizado através da troca. Mas, na prática, foi muito difícil não se deixar influenciar pelo capitalismo, e o movimento que lançou cantores glorificados como Janis Joplin e Jimi Hendrix, e teve como marco histórico o festival de Woodstock, foi perdendo sua força, até porque foi muito relacionado ao uso de drogas alucinógenas e também ao consumo de maconha.




Nos dias de hoje, muitos jovens ainda se dizem adeptos do movimento hippie, mas muito de sua cultura se perdeu ao longo dos anos. A juventude muitas vezes interessada em “impressionar” se esquece dos conceitos comportamentais, das ideologias e se importa apenas em demonstrar, ou seja, deixar aparente que são de determinado movimento. É normal que todo jovem passe por transições, para melhor se “adequar”, mas ele tem um papel muito importante na sociedade e tem de exercê-lo além de só mostrar um estilo. Quando se é jovem é preciso inovar, revolucionar, assim como o movimento hippie fez, para lutar por mudanças no país, e até mesmo no mundo.

A juventude que vemos hoje é a que busca aparentar e não agir, mas, se é importante, e inevitável, fazer parte de grupos de interesse em comum, por que não lutar por causas em comum? Sejam hippies, funkeiros, roqueiros, os jovens precisam assumir o papel de futuro da nação e trazer assim boas ideias em prol do desenvolvimento da sociedade. 



Letícia Ribeiro.


Blog de Cultura Jovem

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: