Underground Lagartixa

06:33 0 Comments

Toda quarta feira, A Toca Alternativa,  trará conteúdos cheios de inovação e criatividade, terão referências de cultura underground, arte, design e entretenimento.Queremos que você pense fora da caixinha!


Lagartixa Underground!

O cenário underground brasileiro já contou com celebres manifestações culturais que com o tempo foram se incorporando ao que se pode chamar cultura popular brasileira. De produções independentes da cultura, aos artistas da cena underground que continuam produzindo arte contestadora de qualidade.

Talvez o primeiro momento da história em que tivemos exposições da cultura underground tenha sido na passagem da década de 60 para a de 70. A conjuntura política efervescente da época contribuiu para dar forma aos grupos artísticos e que hoje são referência ainda hoje para a cultura popular, mas na época ganhavam rótulo underground. Zri Croquetes, Os Mutantes, Novos Baianos, são só alguns exemplos da música e da dança que nos anos 70 compunha a referência underground na arte.

 Novos Baianos

Nos anos 80 temos uma maior agitação da classe operária no Brasil. A juventude trabalhadora que residia principalmente no ABC Paulista começa a buscar produzir um tipo de arte para questionar o sistema, os padrões morais e a sociedade burguesa. Nascem então espaços culturais, com música e arte financiados de forma independente para essa juventude.
Já nos anos 90 e 2000, com o aumento dos debates sobre a legalização de drogas, violência nas periferias e direitos da mulher, esses espaços culturais  ganham uma nova energia e passam a se configurar como verdadeiras “casas” de cultura underground/alternativa. Uma destas é a Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa situada em Santo André.

Casa da Lagartixa Preta
Rua Alcides de Queirós 161, Bairro Casa Branca, Santo André - SP

A casa conta com horta própria agroecológica com ervas medicinais, temperos, goiabeira, etc. Além disso, também tem exposições artísticas e musicais, debates, bibliotecas e um grupo de aprendizado para estudo de idiomas e atividades políticas. De acordo com os princípios da casa, o aluguel é pago com a realização de uma festa mensal, e com doações de quem apóia o espaço ou o frequenta. Tudo com um apimentado toque da boa e velha cultura underground. Para quem quiser saber mais, segue o site da casa.


TOCA ALTERNATIVA.


Blog de Cultura Jovem

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: