THAT IS MY RAP - ORIGEM

06:24 0 Comments

O RAP (ritmo e poesia), que é um estilo musical marcado pela letra que vem carregada de informações e pouca melodia, veio da Jamaica na década de 1960 quando surgiram os SoundSystemm para animar os bailes. Foi levado para os Estados Unidos no começo da década de 70 - precisamente para os bairros pobres de Nova Iorque – quando muitos negros foram obrigados a emigrar para os EUA. E foi ai que o RAP teve um verdadeiro impulso na sociedade. No começo da década de 80 começaram as mixagens e arranjos. As músicas de James Brown, por exemplo, serviam de base para muitas músicas de RAP.

As letras vinham carregadas por discursos que contavam desde histórias, ao dia a dia e dificuldades que os habitantes de comunidades negras passavam. Uma marca desse estilo são as gírias das gangues, que estão sempre presentes nas letras e são constantes. E esse cenário também é preenchido por outros movimentos de dança e malabarismos corporais e tem um visual formado por grafites nos muros.


O RAP chegou ao Brasil, em meados dos anos 80, na cidade de São Paulo. Os primeiros shows eram apresentados no Teatro Mambembe pelo DJ Theo Werneck e em bailes de comunidades, que eram freqüentados em sua maioria por jovens. Porém, o RAP não era visto com bons olhos quando chegou por aqui. As pessoas consideravam um estilo de música muito violento e tipicamente de periferia. Mas ganha as rádios e começa a chamar a atenção da indústria fonográfica na década de 90. Logo começam a surgir às novas caras do RAP Nacional, tais como Racionais MCs, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Xis & Dentinho, Câmbio Negro, PlanetHemp e Gabriel, O Pensador.O rap começava então a ser usado e misturado por diferentes gêneros musicais.


Show do Racionais MC's


Um dos elementos típicos do RAP é a improvisação de rimas, expressando idéias ou debatendo determinado tema, mantendo o flow correto – modo de cantar o rap de forma improvisada, baseado nas rimas do adversário. É o Freestyle. Entre as principais atrações desse subgênero do RAP, estão as “Batalhas de MCs” que seriam, no caso, uma disputa entre dois adversários que desafiam um ao outro, fazendo rimas improvisadas, e o público decide quem é o vencedor.


Quer ficar por dentro desse assunto? Dá uma conferida na nossa FanPage, aproveita e curte, compartilha, lembrando que toda quinta feira faremos postagem neste blog, para você ficar ainda mais por dentro !



Blog de Cultura Jovem

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: